Com as mudanças pelas quais a educação vem passando, observa-se a necessidade de inovação no ambiente escolar. Nesse contexto, o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação - TICS devem promover a criação de ambientes educacionais que permita a interação entre aluno, professor e o conteúdo a ser ensinado, de forma lúdica e prazerosa. As TICS permitem que cada criança descubra sua forma para um aprendizado mais significativo, desenvolvendo a cognição, a efetivação e o social a partir da interação com essas tecnologias, sendo necessário que os professores façam as devidas mediações.
As tics constitui um atrativo na aprendizagem. Não encontramos criança ou adolescente que apresenta resistência ao enfrentamento do desconhecido em informática. Todos gostam e aprendem a usar os recursos dos diferentes programas com relativa facilidade e autonomia.
O professor deve colocar as tecnologias como aliadas para facilitar o seu trabalho docente. Deve-se usá-las no sentido cultural, científico e tecnológico, de modo que os alunos adquiram condições para enfrentar os problemas e buscar soluções para viver no mundo contemporâneo. Ao professor cabe o processo de decisão e condução do aprendizado. De acordo com Gadotti, o professor deve ser um aprendiz permanente e um organizador da aprendizagem.
O papel relevante das TICs, no campo educacional, depende de muitos fatores, dentre os quais a formação de professores parece ser o que merece grande destaque e um estudo aprofundado por serem eles, os professores, os atores principais na disseminação do conhecimento e no desenvolvimento intelectual, social e afetivo do indivíduo. Se as tics podem ser instrumentos para auxiliar este desenvolvimento, o professor necessita saber utilizá-las com competência e eficiência. Para tanto, estuda-se como deve ser esta formação docente, e suas implicações, para compreensão da realidade do complexo sistema educacional. É preciso detectar o que pode e deve ser mudado na busca de uma educação de excelência. É bastante sugestivo que se reveja o papel do professor no contexto escolar, bem como sua formação e sua prática pedagógica para que este perceba a necessidade de se desenvolver e melhorar a prática profissional, transformando-se em agente de mudança, mesmo que essa adequação possa gerar insegurança. Não há como evitar as resistências, o receio do novo e o medo de ousar, que se apresentam como impedimento a primeira vista.
São vários os problemas que afetam a vida profissional do professor para exercer o seu papel de educador na escola pública hoje. Um desses problemas pode estar relacionado à apropriação e aplicação das TICs para ensinar.
O entendimento das novas exigências atuais para o uso do computador na educação, tem como premissa básica o professor. Valente (1999c), afirma que a preparação docente para a utilização das novas tecnologias implica em muito mais do que somente fornecer conhecimento sobre computadores, implica em processo de ensino que crie condições para a apropriação ativa de conceitos, habilidades e atitudes, que ganha sentido à medida que os conteúdos abordados possuam relação com os objetivos pedagógicos e com o contexto social, cultural e profissional de seus alunos.
Nesse sentido, o professor deve estar preparado para saber fazer as suas escolhas, conhecer as possibilidades, e adequação certa, como também avaliá-las para tornar a sua prática educacional uma prática na busca da qualidade e da excelência. No entanto, o caminho a ser trilhado nessa busca é o caminho possível, o caminho incessante da formação, seja ela inicial, continuada e/ou permanente no exercício da profissão docente.
"Porque quando o homem compreende
sua realidade, pode levantar hipóteses
sobre o desafio dessa realidade e
procurar soluções. Assim, pode
transformá-la e com seu trabalho pode
criar um mundo próprio: seu eu e suas
circunstâncias".
Paulo Freire
Referencias Bibliográficas
ALMEIDA, M. E. B. de. Proinfo: Informática e Formação de Professores.
Secretaria de Educação a Distância. Brasília: Ministério da Educação, Seed,
2000.
O Computador na Escola: Contextualizando a Formação de
Professores. Praticar a teoria, refletir a prática. São Paulo, 2000 Tese de
Doutorado em Educação. Programa de Pós Graduação em Educação: Supervisão
e Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
As tics constitui um atrativo na aprendizagem. Não encontramos criança ou adolescente que apresenta resistência ao enfrentamento do desconhecido em informática. Todos gostam e aprendem a usar os recursos dos diferentes programas com relativa facilidade e autonomia.
O professor deve colocar as tecnologias como aliadas para facilitar o seu trabalho docente. Deve-se usá-las no sentido cultural, científico e tecnológico, de modo que os alunos adquiram condições para enfrentar os problemas e buscar soluções para viver no mundo contemporâneo. Ao professor cabe o processo de decisão e condução do aprendizado. De acordo com Gadotti, o professor deve ser um aprendiz permanente e um organizador da aprendizagem.
O papel relevante das TICs, no campo educacional, depende de muitos fatores, dentre os quais a formação de professores parece ser o que merece grande destaque e um estudo aprofundado por serem eles, os professores, os atores principais na disseminação do conhecimento e no desenvolvimento intelectual, social e afetivo do indivíduo. Se as tics podem ser instrumentos para auxiliar este desenvolvimento, o professor necessita saber utilizá-las com competência e eficiência. Para tanto, estuda-se como deve ser esta formação docente, e suas implicações, para compreensão da realidade do complexo sistema educacional. É preciso detectar o que pode e deve ser mudado na busca de uma educação de excelência. É bastante sugestivo que se reveja o papel do professor no contexto escolar, bem como sua formação e sua prática pedagógica para que este perceba a necessidade de se desenvolver e melhorar a prática profissional, transformando-se em agente de mudança, mesmo que essa adequação possa gerar insegurança. Não há como evitar as resistências, o receio do novo e o medo de ousar, que se apresentam como impedimento a primeira vista.
São vários os problemas que afetam a vida profissional do professor para exercer o seu papel de educador na escola pública hoje. Um desses problemas pode estar relacionado à apropriação e aplicação das TICs para ensinar.
O entendimento das novas exigências atuais para o uso do computador na educação, tem como premissa básica o professor. Valente (1999c), afirma que a preparação docente para a utilização das novas tecnologias implica em muito mais do que somente fornecer conhecimento sobre computadores, implica em processo de ensino que crie condições para a apropriação ativa de conceitos, habilidades e atitudes, que ganha sentido à medida que os conteúdos abordados possuam relação com os objetivos pedagógicos e com o contexto social, cultural e profissional de seus alunos.
Nesse sentido, o professor deve estar preparado para saber fazer as suas escolhas, conhecer as possibilidades, e adequação certa, como também avaliá-las para tornar a sua prática educacional uma prática na busca da qualidade e da excelência. No entanto, o caminho a ser trilhado nessa busca é o caminho possível, o caminho incessante da formação, seja ela inicial, continuada e/ou permanente no exercício da profissão docente.
"Porque quando o homem compreende
sua realidade, pode levantar hipóteses
sobre o desafio dessa realidade e
procurar soluções. Assim, pode
transformá-la e com seu trabalho pode
criar um mundo próprio: seu eu e suas
circunstâncias".
Paulo Freire
Referencias Bibliográficas
ALMEIDA, M. E. B. de. Proinfo: Informática e Formação de Professores.
Secretaria de Educação a Distância. Brasília: Ministério da Educação, Seed,
2000.
O Computador na Escola: Contextualizando a Formação de
Professores. Praticar a teoria, refletir a prática. São Paulo, 2000 Tese de
Doutorado em Educação. Programa de Pós Graduação em Educação: Supervisão
e Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Oi Rose,
ResponderExcluirSeu trabalho ficou ótimo!
Parabéns!
Um grande abraço,
André.
Obrigada André, ainda tenho muitas experiências de capacitações que já fizemos para postar, vou colocando aos poucos.
ResponderExcluirAbraços,
Rose
Lindo trabalho, maravilhoso.
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